terça-feira, 31 de julho de 2012

Padrões de Design no Android

Olá! Aqui no blog, até agora, só fizemos posts e tutoriais sobre desenvolvimento, códigos, APIs, mas não só disso são feitos os aplicativos. Já comentei sobre a importância de um bom design na produção de um bom aplicativo, mas esse será o primeiro post dedicado exclusivamente a isso.

Por que se deve usar padrões? Se seu aplicativo utilizar padrões que o usuário já conhece, então ele também já sabe como usar seu aplicativo. Ou seja, deixa o aplicativo mais fácil de se utilizar, usuários terão uma melhor experiência, mais pessoas utilizarão e mais "vendas" você terá.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Animando aplicativos com Animation - Parte 2

Olá. Na Parte 1 deste tutorial foi mostrado como Animation é importante para um aplicativo profissional e como é possível criar animações pelo xml ou pelo código java e mandar executa-las. Com isso é possível fazer todo tipo de animação, mais ainda não é possível, pelo menos não é fácil, integrar varias animações, mudanças de layout, reposicionamento de views, etc.

O que veremos agora é: primeiramente um defeito desse tipo de animação, a seguir veremos sua solução e algumas dicas.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Animando aplicativos com Animation - Parte 1

Facebook, Google+, Twitter, Evernote, e muitos outros aplicativos profissionais possuem isso em comum: utilizam animações para deixar o aplicativo mais agradável de se visualizar e navegar. Ao contrário do que pode parecer, utilizar animações não é apenas uma questão de estética - apesar de que estética no mundo concorrido dos aplicativos ser muito importante - é uma questão de navegabilidade, user experience.

Animações dão indicações visuais do que está acontecendo. Ao invés de uma view simplesmente desaparecer e o usuário ficar sem saber o que aconteceu com ela, ela pode ser deslizada pro lado, ou desaparecer suavemente em direção a algum botão. Dessa forma o usuário sabe o que aconteceu com a view e, se for bem usado, saberá o que fazer para tê-la de volta.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Entrevista pro Bahia Notícias

É com muito orgulho que apresento a entrevista que realizamos para o Bahia Notícias. É ótimo ver nosso trabalho sendo reconhecido.

Dois jovens que se conheceram com a prática de Parkour se tornaram grandes amigos e parceiros de negócios. Gustavo Carvalho, 22 anos (do lado esquerdo da imagem) e Victor Cardozo, 23 anos, são, respectivamente, programador e designer e, juntos, fazem aplicativos para celulares da plataforma Android. "Quanto mais aplicativos a gente faz, mais o portfólio aumenta e mais a gente ganha com isso, porque ao fazer o aplicativo não gera tanto, mas com o tempo o número de downloads aumenta e gera uma renda contínua. Coisas que fizemos meses atrás ainda geram renda". A dupla também falou sobre investimentos e deu dicas de como se preparar para o mercado de trabalho. 


Leia mais

terça-feira, 10 de julho de 2012

Trabalhando com Options Menu

Fonte: http://www.androidpatterns.com/uap_pattern/options-menu
Options Menu está presente desde as primeiras versões do Android. É amplamente utilizada e é uma funcionalidade já conhecida pelos usuários. Ela é indicada para oferecer opções não muito usadas, que não devem ficar o tempo todo expostas na tela. Assim o usuário sempre sabe que há algumas funcionalidades que não estão na tela mas que ele sabe como acessa-las.


 
© 2011 Tutoriandroid | Recode by Ardhiansyam | Based on Android Developers Blog