terça-feira, 29 de maio de 2012

Como criar um jogo estilo plataforma

Atendendo a pedidos irei explicar aqui a base de como fazer um jogo estilo plataforma. Apesar de parecerem simples são um pouco mais complexo do que se pensa. Neste tutorial irei explicar os conceitos mais básicos, que são a gravidade, o pulo e a movimentação sobre as plataformas.

Claro ainda há muitas outras coisas que compõe esse tipo de jogo, como inimigos, itens, movimentações realistas, colisões com paredes e outros objetos, movimentação da câmera pelo cenário, animação dos personagens, ações, entre muitos outros.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Lidando com tarefas pesadas com AsyncTask

É comum, em aplicativos um pouco mais complexo, que seja necessário realizar alguma tarefa "pesada", ou seja, que demore um tempo considerável até terminar a execução. Pode ser uma requisição web, um calculo demorado ou configuração pesada no banco de dados.

Elas requerem uma atenção especial pois não é nada recomendável que as executem como parte do processo principal pois isso impede que o estado da aplicação mude, ou seja, não será possível atualizar a tela ou receber nenhum comando de entrada, a aplicação estará travada durante o processo, e no caso do Android, se isso demorar muito (mais que 5 segundos), será exibido um aviso dizendo que o aplicativo travou e o usuário poderá mata-lo.

Fora que isso oferece uma péssima experiencia pro usuário. O que se deve fazer é utilizar uma outra thread para o processamento pesado, deixando assim a thread principal responsável apenas pela operações básica e E/S.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Como fazer uma Splash Screen

Splash Screen é um padrão de design onde é exibido uma tela com uma imagem ou animação durante a abertura do aplicativo. Esse padrão existe desde antes dos smartphones, nos softwares para desktop (offices, photoshop, etc...). 

A princípio essa tela é exibida para o usuário enquanto carregamentos pesados de inicialização são feitos, entretanto, pela popularização do padrão, alguns aplicativos o utilizam apenas para elucidar e apresentar de forma bonita o aplicativo. Hoje aprenderemos dos dois modos.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Como enviar e receber SMS em um Aplicativo Android

SMS, que significa Short Message Service (Serviço de Mensagens Curtas), se popularizou nos dispositivos móveis há bastante tempo e no Brasil ficou popularmente conhecido como Torpedo. Consiste no envio de mensagens com até 160 caracteres para um celular.

Em suas aplicações para Android você pode querer ou precisar fazer uso deste recurso. A plataforma Android fornece bons métodos de envio e recebimento de SMS pela aplicação e isso é importante pois além de poder enviar um SMS sua aplicação pode ler um SMS e executar alguma ação a partir dele, ou seja, você pode usar SMS para que aplicativos em dispositivos distintos troquem informações e executem ações remotamente.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Como publicar no Google Play

Hoje nosso tutorial será explicando passo a passo como publicar um aplicativo no Google Play. Para quem ainda esta muito desatualizado, o Google Play é o antigo Android Market estendido, isso quer dizer que além de aplicativos nele você poderá encontrar vídeos, musicas e livros.


 
© 2011 Tutoriandroid | Recode by Ardhiansyam | Based on Android Developers Blog