terça-feira, 27 de março de 2012

Desenvolvendo jogos para Android - Parte 1 - Criando elementos gráficos

Jogo que iremos desenvolver: Smash!
Hoje começaremos com uma série de tutoriais sobre desenvolvimento de jogos/games para Android. Para isso iremos construir juntos, passo a passo, o jogo que estou chamando de Smash! Nessa primeira parte aprenderemos como fazer os personagens, e o background utilizando a classe Sprite.

O jogo é bastante simples: há os personagens rosas e os dourados. O objetivo do jogador é derrotar todos os rosas (clicando neles) sem clicar nos dourados, no mínimo de tempo possível. A medida que se avança nas fases os personagens ficam mais rápidos.


terça-feira, 20 de março de 2012

Game Engine - Parte 3 - Sprites

Seguindo a sequencia dos tutoriais sobre a Game Engine (ultima parte aqui), hoje vamos introduzir a classe Sprite. Acho que já deu para perceber que não estamos falando do refrigerante de limão e sim a sequencia de imagens 2D que formam a animação de algum elemento no jogo. Ou seja, todo elemento gráfico cuja imagem venha de um arquivo (.PNG, .JPG) será tratado pela classe Sprite (você pode escolher não fazer isso, e tratar a posição, desenho e animação "na mão").

terça-feira, 13 de março de 2012

Manipulando música e sons no Android

Hoje aprenderemos algo muito simples: como fazer um dispositivo Android tocar uma música ou fazer algum som. Iremos utilizar 2 classes nativas do Android: MediaPlayer e SoundPool. Basicamente falando, MediaPlayer é utilizado para tocar músicas (videos também, mas não será tratado aqui), ou seja, arquivos de "grande" duração que não serão manipulados constantemente, enquanto que SoundPool é utilizado para tocar pequenos sons, de maneira mais ativa, como os sons de jogos, por exemplo.


terça-feira, 6 de março de 2012

Hello Android - Parte 2

Olá! Na Parte 1 do tutorial "Hello Android" aprendemos como criar uma Activity (tela), setar seus componentes pelo XML, recuperar e usar esses componentes no código, uma ideia básica de como usar os recursos de string, como setar uma função para um botão e como passar de uma Activity para outra com dados.

Hoje aprenderemos como retornar uma informação de uma Activity chamada para a Activity que a chamou e como usar Toast para exibir  notificações pequenas e não tão importantes.

 
© 2011 Tutoriandroid | Recode by Ardhiansyam | Based on Android Developers Blog