terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Configurando o ambiente de desenvolvimento


Hoje ensinarei passo a passo como deixar seu pc prontinho para o desenvolvimento de aplicações do Android. Para isso usaremos o JDK (Java Development Kit), Eclipse, Android SDK e o Android Development Tools (ADT) Plugin para Eclipse. Tutorial baseado neste link  (utilize como referência em caso de dúvidas) em conjunto com experiências pessoais.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Hello Android - Parte 1

Hoje iremos aprender passo a passo alguns conceitos básicos de como construir um aplicativo pro Android. Este tutorial é indicado para quem deseja se aventurar no mundo do Android, possui alguma experiência com programação (já programou alguma coisa na vida), e deseja aprender como a plataforma do Android funciona. Aqui consideramos que você já possui todo equipamento necessário e configurado para rodar Android, se não for o caso siga este tutorial.

O que iremos fazer hoje é criar uma aplicação que exibe uma imagem, uma caixa de texto e um botão, e quando o botão for clicado a aplicação mostrará em outra tela o nome que foi digitado na tela anterior. Assim poderemos aprender sobre widgets (componentes de interação da tela), como manipula-los pelo código e passagem de uma Activity (tela) com passagem de parâmetros para outra.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Criando uma tela de Configurações usando Shared Preferences


Semana passada fiz um tutorial explicando como usar SQLite para persistência de dados. Nele fiz uma introdução sobre a persistência de dados em geral no Android e comentei sobre Shared Preferences e como era possível criar uma tela de configurações/preferencias com isso. Hoje irei a fundo nesse assunto e mostrarei como criar essa tela passo a passo e como usar as informações ali guardada.

Shared Preferences permite a persistência de tipos primitivos de dados na forma de chave-valor, ou seja, para cada tipo primitivo que você for salvar (int, long, string, boolean, float) você precisa associar um identificador chave (string) a ele. Desta forma seu uso é bastante interessante em informações únicas do aplicativo, tais como configurações e preferências, mas não recomendado para guardar grandes informações, geralmente associadas a objetos. Para isso recomenda-se o uso de SQLite.


 
© 2011 Tutoriandroid | Recode by Ardhiansyam | Based on Android Developers Blog