terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Persistência de dados com SQLite

É notável que muitas aplicações precisam de alguma forma de persistência de dados, assim você ainda terá informações quando seu aplicativo for finalizado ou o aparelho for desligado. Isso pode ser feito de diversas maneiras: 

  • Armazenamento interno: armazena arquivos na memória do aparelho. Esse arquivo está disponível apenas para sua aplicação, nem manualmente o usuário consegue acesso a ele. Esses arquivos serão deletados quando o aplicativo for desinstalado;
  • Armazenamento externo: armazena arquivos na memória externa do aparelho, que normalmente é o cartão (micro)SD. Esse arquivo pode ser acessado por qualquer aplicativo e estará acessível para o usuário também;
  • Armazenamento online: utilizar um servidor próprio para armazenar informações. Depende diretamente de uma conexão com internet, mas não depende no dispositivo (pode ser mantida se o dispositivo for inutilizado, ou o aplicativo desinstalado;
  • Shared Preferences: sistema de armazenamento próprio do Android, que permite armazenar dados na forma de HashMap (chave -> valor). Pode ser facilmente vinculada a uma PreferenceActivity para criar uma tela de configurações/preferencias;
  • Banco de dados SQLite: o Android fornce ferramentas para fácil acesso ao SQLite. E é o que iremos tratar aqui.
Mais informações sobre armazenamento de dados aqui.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Criando um App Widget


Olá. Estou criando um widget para o Amor por SMS, então irei aproveitar e fazer este tutorial.
O que é um app widget? É uma funcionalidade de um aplicativo que pode ser adicionada na tela principal (home) e é atualizada periodicamente, exibindo informação e/ou recebendo interação com o usuário.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Game Engine - Parte 2 - Criando o GameView

Olá! Seguido da Parte 1 do tutorial sobre Game Engine, chegou a hora de criar nossa GameView, que será responsável por praticamente tudo dentro do jogo. Ela que irá preparar e desenhar a tela, lidará com o update() geral e com o onDraw().

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Game Engine - Parte 1 - Criando o loop principal

Olá pessoal! Nessa postagem irei começar a construir uma Game Engine para Android. O que ser isso? Será um pacote base que pode ser utilizado em diversos projetos de games 2D para Android. Assim poderei explicar conceitos básicos da programação de jogos e do Android.

 
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