terça-feira, 13 de março de 2012

Manipulando música e sons no Android

Hoje aprenderemos algo muito simples: como fazer um dispositivo Android tocar uma música ou fazer algum som. Iremos utilizar 2 classes nativas do Android: MediaPlayer e SoundPool. Basicamente falando, MediaPlayer é utilizado para tocar músicas (videos também, mas não será tratado aqui), ou seja, arquivos de "grande" duração que não serão manipulados constantemente, enquanto que SoundPool é utilizado para tocar pequenos sons, de maneira mais ativa, como os sons de jogos, por exemplo.


Para utilizar o MediaPlayer basta fazer uma chamada ao método estático create, passando como parâmetros o Context e o id do recurso de som ou a Uri do arquivo de som. Por exemplo:


MediaPlayer musica = MediaPlayer.create(this, R.raw.minha_musica);
musica.start();
Pronto, sua música será tocada. Simples não? E com a referência ao objeto musica você pode manipula-la como quiser, pausando-a, parando-a, definindo loop, volume, pulando para um dado tempo, etc. Mas fique atento pois o MediaPlayer trabalha como uma máquina de estados, assim ele não está sempre pronto para qualquer operação. Veja aqui mais informações sobre isso.

Já o SoundPool funciona como uma mesa de som. Primeiro se cria a "mesa" através do construtor passando como parâmetros: a quantidade máxima de sons que pode ser tocados ao mesmo tempo, o tipo de audio, e a qualidade (atualmente sem efeito). Por exemplo: 
SoundPool sound = new SoundPool(4, AudioManager.STREAM_MUSIC, 0);
Com a "mesa" criada, vamos carregar os sons que serão utilizados através do comando load que recebe como parâmetros o arquivo de som (pode ser recurso, AssetFileDescriptor, um path, etc..) e a prioridade (que atualmente não tem efeito), e retorna um inteiro que é o id daquele som. Por exemplo:
int soundIDtiro = sound.load(this, R.raw.som_tiro, 1);
Importante: SoundPool não carrega arquivos com mais de 1 MB, apesar desta limitação não ser mencionada nas referencias, empiricamente nunca consegui carregar sons maiores que 1 MB. Talvez em versões posteriores isso seja possível.

Você pode carregar quantos sons quiser, desde que guarde o soundID associado, e eles estarão carregados na memória prontos para uso. Se em algum momento no futuro você não for mais utilizar um som, descarregue-o através do unload, passando o soundID como parâmetro.

Para tocar os sons basta executar o método play, passando como parâmetros: o soundID, o volume esquerdo e direito (float variando de 0.0 a 1.0), a prioridade (int, 0 = menor prioridade, usada caso o número de sons exceda o especificado na criação do SoundPool, e caso aconteça o de menor prioridade é parado), o loop (int, -1 = loop infinito, 0 = sem loop, 1 >= numéro de repetições), e o rate (float, entre 0.5 e 2.0, indica a velocidade, 1.0 = velocidade normal). Como retorno temos um int que é um streamID associado ao som tocado agora. Por exemplo:
int streamIDtiro = sound.play(soundIDtiro, 1f, 1f, 0, 0, 1f);
Com o streamID é possível manipular o som que está sendo tocado, parando-o, mudando o loop, o rate e/ou a prioridade. Entretanto, no caso geral, você não precisará se preocupar com o streamID, e nem ao menos precisará guarda-lo quando der um play.

Quando não precisar mais usar os sons você deve fazer a chamada do método release() que irá liberar todos os sons carregados da memória, e em seguida setar a referência do SoundPool para null. Por exemplo:
sound.release();
sound = null;
Se precisar usar sons novamente crie um novo SoundPool.

Por hoje é só. Lembrando que qualquer dúvida é só perguntar, cometários e e-mail estão aí para isso. =]

12 comentários:

Felipe Albertti at 1 de maio de 2012 às 22:01 disse...

Boa Noite Gustavo, descobri seu blog baixando suas apps para meu Tablet, está show parabéns. Em relação a minha duvida é o seguinte: Estou tentando desenvolver uma APP que transmita minha WEB RÁDIO, busquei alternativas na internet, consegui montar uma app para inserir a URL da rádio ou do arquivo MP3 e tocar. Porem, o Mp3 toca, mas a web rádio não. Como será que montamos uma app assim? Tem ideia?

Gustavo Carvalho at 2 de maio de 2012 às 08:33 disse...

Bom Dia Felipe, obrigado por estar usando e gostar do blog. Quanto a sua duvida eu não tenho certeza mas talvez usando o AudioTrack (http://developer.android.com/reference/android/media/AudioTrack.html) se consiga fazer isso.

Felipe Albertti at 2 de maio de 2012 às 11:06 disse...

Beleza, vou dar uma olhada aqui, se conseguir algo volto para passar os passos de como consegui fazer.

Henrique at 17 de outubro de 2012 às 22:19 disse...

Amigo, como faço para parar a aplicação enquanto ela está tocando o som?

Gustavo Carvalho at 18 de outubro de 2012 às 15:41 disse...

@Henrique: Parar a aplicação geralmente se utiliza o finish() se estiver numa Activity. Mas acho que você quis dizer para a música, certo? Se estiver usando MediaPlayer é só dar o comando myMediaPlayerIntance.stop() e myMediaPlayerIntance.release() se não for mais utilizar. Para parar um SoundPool use soundPoolIntance.stop(streamId).

Diego Fernandes at 21 de novembro de 2012 às 21:04 disse...

Ola amigo. O meu som está tocando somente em modo debug, passando linha-a-linha. Já passou por esta situação? Estou usando o SoundPool.
Obrigado pela atenção e parabéns pelo artigo.

Gustavo Carvalho at 6 de dezembro de 2012 às 16:10 disse...

@Diego: Muito estranho... Será que o código não está parando a música logo depois de mandar executar? Assim quando usa o debug para ir passo a passo é possível ouvir a música.

Diego Fernandes at 31 de janeiro de 2013 às 07:43 disse...

Desculpem a demora em voltar. Eu estava fazendo os testes com o Emulador. Quando coloquei a aplicação em vários celulares diferentes funcionou perfeitamente. Acredito ser alguma limitação do próprio emulador. Obrigado.

Anônimo at 29 de março de 2013 às 13:11 disse...

Cara, show de bola, execelente tutorial. Esse aqui também me ajudou http://blog.glaucocustodio.com/2013/03/29/usando-media-player-do-android-evitando-sobrecarga-de-recursos-do-sistema/

Abraços.

Jéssica Freitas at 9 de junho de 2013 às 16:08 disse...

Olá, parabéns pelo tutorial, ajudou muito!
Mas lá vai a minha dúvida,
como faço para o som que parou devido a prioridade menor, voltar a tocar logo após o som principal parar?

SoundPool sound = new SoundPool(1, AudioManager.STREAM_MUSIC, 0);

int sound1 = sound.load(this, R.raw.a, 1);
int sound2 = sound.load(this, R.raw.b, 2);

sound.play(sound1, 1f, 1f, 0, 0, 1f);

quando um botão é selecionado{
sound.play(sound2, 1f, 1f, 1, 0, 1f);
}

Bem, o som 1 vai parar quando o botão for selecionado, mas como faço para ele voltar a tocar quando o som 2 parar?

Unknown at 30 de agosto de 2013 às 14:11 disse...

Como eu posso fazer gerar um som? A aplicação que estou manipulando calcula a média RGB da imagem em tempo real, e gostaria de que a app falasse essa média e não só mostrasse na tela.

Anônimo at 13 de janeiro de 2016 às 15:05 disse...

Boa tarde. Parabéns pelo tutorial. Estou desenvolvendo um app que transforma texto em som em tempo real, o problema é que gostaria de mudar a voz de default do android para uma voz infantil, sem usar sintetizadores de voz. Será que você poderia me dar uma luz de como fazer isso? Desde já agradeço.

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